28.09.2021     |     Empresa

Cônsul-geral da Itália visita Santa Bárbara d’Oeste

Filippo La Rosa, em passagem por terras barbarenses, visitou Romi, Fundação Romi e Denso

Santa Bárbara d’Oeste, 28 de setembro de 2021 – Romi, Fundação Romi e Denso receberam, na última sexta-feira, dia 24, a visita do Cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, acompanhado das comitivas do Consulado Italiano e do CIESP. O convite para a visita nasceu durante uma live realizada em fevereiro deste ano pela ONG Itálicos do Brasil. O evento, que ocorreu nas plataformas digitais da organização, teve como tema “A história e legado da Indústrias Romi” e contou com a presença do presidente da Itálicos do Brasil, Giacomo Guarnera, de Filippo La Rosa, Eugênio Guimarães Chiti (Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Romi) e Vainer João Penatti (Superintendente da Fundação Romi).

Américo Emílio Romi (1896-1959), fundador da Indústrias Romi, nasceu na cidade de São José do Rio Pardo, filho de imigrantes italianos vindos do norte da Itália para o Brasil em 1895. Em 1912, a família Romi retorna para a Itália, onde Américo Emílio estudou eletrotécnica e, a partir de 1915, serviu na primeira guerra mundial consertando caminhões e veículos militares para a Itália, revelando suas habilidades mecânicas. Emílio regressa para o Brasil em 1923 e no final de 1929, inicia o seu próprio negócio com um capital de apenas dois contos de réis, emprestados por um amigo.

Nascia aí a Garage Santa Bárbara, uma oficina com apenas dois operários em um barracão de dez por vinte metros que deu origem à Indústrias Romi. Além das raízes italianas, a Romi é também reconhecida por outro fato que a conecta com o país: o Romi-Isetta, primeiro carro de passeio fabricado no Brasil, produzido nacionalmente sob licença da Romi, foi desenvolvido e fabricado originalmente na Itália.

“Reverenciamos o legado de Américo Emílio Romi e sua Garage Santa Bárbara, que hoje se tornou uma multinacional brasileira fornecedora de produtos e serviços de alta tecnologia para todo o mundo, com distribuidores e subsidiárias em diversos países, incluindo a Itália. Para a Romi, uma empresa com mais de 90 anos de história e com raízes genuinamente italianas é uma honra receber o Cônsul-geral Filippo La Rosa e os demais participantes da comitiva”, afirmou Luiz Cassiano Rando Rosolen, CEO da Romi.

O cronograma do evento incluiu visita à Romi, passando pelas unidades fabris de montagem de máquinas-ferramenta e máquinas para plásticos, seguiu para visita à Denso e se encerrou com visita à Fundação Romi.

Além dos anfitriões Luiz Cassiano Rando Rosolen, CEO da Romi, Giuseppe Zippo, CEO da Denso do Brasil e Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi e do Cônsul-geral Filippo La Rosa, estiveram presentes os integrantes do Consulado Italiano: Livia Satullo, Cônsul Adjunta da Itália em São Paulo e Giacomo Guarnera, Advogado, sócio fundador da Guarnera Advogados, além dos integrantes do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo): Rafael Cervone Netto, 3° Vice-Presidente da FIESP e do CIESP, Fulvio Berti, Diretor Plenário do CIESP e Nivaldo José da Silva, Diretor Titular do CIESP Santa Bárbara d’Oeste.