Mensagem do Presidente

A ROMI sempre guiou suas ações pelos nossos valores fundamentais, que incluem o respeito às pessoas, ao meio ambiente e às leis, a responsabilidade social, a integridade, a transparência e a busca incessante pela inovação. Há dois anos lançamos com entusiasmo o Portal ESG, e no ano passado, o Relatório ESG, para compartilhar nossas práticas socioambientais e de governança corporativa com o público em geral, destacando o compromisso duradouro da ROMI com a sustentabilidade e a responsabilidade empresarial.
É com grande satisfação que apresentamos mais uma edição do nosso Relatório ESG. Esse documento, elaborado por uma equipe dedicada e multidisciplinar, destaca tanto as práticas consolidadas quanto as iniciativas em evolução, refletindo nosso compromisso contínuo em promover uma abordagem empresarial sustentável.
Como demonstrado ao longo deste relatório, a abordagem ESG continua sendo parte integrante do nosso DNA empresarial. Ela não apenas beneficia nosso negócio, mas também contribui para a construção de um futuro mais sustentável para todos.
Estamos orgulhosos de compartilhar com você as práticas ESG da ROMI e reforçamos nosso compromisso renovado com as pessoas, o meio ambiente e a governança corporativa. Aguarde mais atualizações e progressos no próximo ano!

Luiz Cassiano Rando Rosolen
Diretor-Presidente

Apresentação

A ROMI iniciou suas atividades em 1930, com uma oficina de reparo de automóveis fundada por Américo Emílio Romi, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), Brasil. Ao longo da sua história, foi fabricante de carros (Romi-Isetta) e Trator (Toro), consolidando-se a partir de 1944 como fabricante de máquinas.


Hoje, a ROMI é uma empresa de renome internacional, cujos produtos e serviços são consumidos no mercado nacional e exportados para todos os continentes. Atualmente, a ROMI é fornecedora dos mais variados setores da indústria, como de máquinas e equipamentos, automotivo, agrícola, ferramentaria, embalagem, construção civil, mineração e siderurgia, entre outros, oferecendo qualidade, tecnologia e confiabilidade em suas máquinas.


Conheça mais da história da ROMI, acessando nosso site, pelo link

www.romi.com/institucional.

Presença Global

A ROMI conta com 13 unidades fabris (11 no Brasil e duas na Alemanha), que ocupam mais de 170 mil m² de área construída. Desse total, cinco unidades são dedicadas à montagem final de máquinas industriais, duas para fundição, três para usinagem de componentes mecânicos, duas para fabricação de componentes de chapas de aço e uma planta para montagem de painéis eletrônicos. A capacidade instalada de produção de máquinas industriais é de aproximadamente 2,9 mil máquinas/ano. Já para fundidos, é de 50 mil ton/ano.


No mercado interno, a comercialização dos produtos ROMI é realizada por uma equipe própria de vendas, em filiais e escritórios sediados nas principais capitais e polos industriais do País.


Exportando desde 1944, a ROMI possui uma rede de distribuidores sediados em todos os continentes, além de subsidiárias de comercialização e serviços nos Estados Unidos, na Itália, na Alemanha, na Inglaterra, na Espanha, na França, na China e no México.

Burkhardt+Weber

Fundada em 1888 em Reutlingen, na Alemanha, a Burkhardt+Weber é fabricante de máquinas-ferramenta altamente tecnológicas e foi a primeira empresa no mundo a produzir um centro de usinagem controlado por comando numérico, em 1959.
Hoje, conta com aproximadamente 200 funcionários, que continuam a longa tradição em produzir centros de usinagem grandes, de alta precisão e altamente personalizados.
Desde 2012, a Burkhardt+Weber faz parte da ROMI S.A., quando foi adquirida e passou a fazer parte do grupo.

Nossas Abelhas

Duas colônias, com aproximadamente 30 mil abelhas cada uma, estão localizadas nas instalações da B+W desde abril de 2017. Seguindo os fundadores da empresa - Louis Burkhardt e Johannes Weber - de 1888, as abelhas rainhas são denominadas LOUISA e JOHANNA.
As “salas de produção” das nossas abelhas BW são cuidadosamente projetadas pelos filhos dos funcionários da BW.

Propósito

A ROMI desenvolve os seus negócios observando os seguintes elementos orientadores, que devem servir de inspiração a todos os seus administradores e colaboradores:
Visão: Ser reconhecida como referência empresarial no setor de soluções para a indústria de manufatura, pela qualidade e excelência dos nossos produtos, serviços, corpo de colaboradores e administração.
Missão: Gerar valor, de maneira sustentável, para os nossos acionistas, clientes, colaboradores e parceiros de negócio, tendo por base a prática de um conjunto de princípios e valores que norteiam todas as nossas ações.
Princípios e Valores: Respeito às pessoas e ao meio ambiente; Responsabilidade social; Respeito às leis e normas em vigor; Respeito aos contratos de que sejamos parte; Integridade; Honestidade; Transparência; Satisfação do cliente; Qualidade em tudo que fazemos; Melhoria contínua; Inovação constante; Dedicação ao trabalho; Crescimento profissional; Disciplina; e Planejamento, organização e implementação responsável.

Análise de Materialidade

A análise de materialidade é uma avaliação crítica dos aspectos ESG mais relevantes para a ROMI, identificando as questões que possuem mais impacto na sustentabilidade de nossa organização e de nossos stakeholders. O processo de análise de materialidade foi executado conforme as seguintes etapas:
Identificação de stakeholders: realizamos um mapeamento das partes interessadas relevantes, incluindo nossos colaboradores, investidores, clientes, fornecedores, órgãos reguladores e as comunidades locais em que nossas operações estão inseridas.
Análise de riscos e oportunidades e avaliação de relevância: um mapeamento inicial foi realizado com os principais stakeholders, identificando os riscos e oportunidades relacionados aos aspectos ESG, que posteriormente foram avaliados por nosso Comitê de Auditoria e Riscos, bem como pelo Conselho de Administração. Foram elencados os aspectos abaixo como materiais para a ROMI.
Os aspectos materiais elencados pela ROMI foram avaliados quanto ao alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmando sua relevância para o desenvolvimento sustentável.
Cada aspecto material possui indicadores monitorados constantemente pela ROMI, para que os nossos objetivos possam ser atendidos, conforme apresentado ao longo deste relatório.

ESG 2023