01.03.2018     |     Empresa

Capacidade produtiva da indústria brasileira de óleo e gás é apresentada na região de Piracicaba

Caterpillar, Raízen e Romi promoveram encontro com representantes do setor; o Ministério de Minas e Energia reforçou que este é o momento de mostrar a força da indústria nacional FOT_6049

 Santa Bárbara d’Oeste, 01 de março de 2018 – A segunda etapa do Circuito Virtuoso da Indústria de óleo e Gás reuniu representantes do setor durante todo o dia 27 de fevereiro, em Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste. Os participantes puderam conhecer em detalhes o processo produtivo da Caterpillar, Raízen e Romi.

Representado por Marcos Assayag, presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), o Ministério de Minas e Energia destacou a capacidade produtiva nacional e a posição do Brasil com enorme potencial competitivo frente aos países mais desenvolvidos do mundo. Assayag ressaltou ainda a excelência operacional das empresas da região de Piracicaba, comparando com o que há de mais tecnológico nas operações industriais.

Promovido pela Caterpillar, Raízen e Romi, o programa apresentou a atuais e também novos operadoras, afretadoras, moduleiros e estaleiros que estão entrando no país, a partir das novas rodadas de leilões do setor, que a indústria nacional fornecedora de bens e serviços na área de óleo e gás é competitiva e pode atender às demandas interna e externa.

Durante o encontro, o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, reforçou os robustos investimentos da empresa na produção de grupos geradores e propulsores para o setor de óleo e gás, destacando a competitividade e qualidade de tudo o que é produzido no Brasil quando comparado com o mercado internacional. Tratando sobre a importância dos combustíveis renováveis, João Alberto Abreu, vice-presidente executivo de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen explicou que toda indústria precisa apostar em novas tecnologias e que não acompanhar a tendência é um risco enorme para qualquer empresa que pretende continuar no jogo e manter a concorrência num mercado cada vez mais pautado por inovações e novas diretrizes. FOT_5988

Luiz Cassiano Rando Rosolen, diretor-presidente da Romi, reforçou a capacidade da cadeia produtiva brasileira em atender as demandas do setor de óleo e gás. Rosolen evidenciou que a Romi vem contribuindo com o fornecimento de equipamentos e soluções destinados para a usinagem de peças e componentes do setor, aumentando a competitividade das empresas fornecedoras deste segmento.

Para o diretor de infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Júlio Diaz, “as alterações no marco regulatório do pré-sal, que definiram o fim da exclusividade estatal, criou oportunidades para novos negócios”. Diaz declarou que a produção brasileira de petróleo e gás natural tem um horizonte de crescimento nas próximas décadas, exercendo um papel central no fornecimento de energia, mesmo com os investimentos nos renováveis”, avaliou.

O Circuito Virtuoso foi lançado em novembro passado na sede da Firjan, no Rio de Janeiro, e a primeira etapa aconteceu em dezembro, no Espírito Santo. A etapa de Piracicaba, continuou promovendo uma importante troca de conhecimentos que se mostra FOT_6088 essencial para o desenvolvimento do setor.

Participaram do evento desta segunda-feira, além de Marcos Assayag, representando o Ministério de Minas e Energia, estiveram presentes, do Governo do Estado de São Paulo, Ricardo Cantarini, da Secretaria de Energia e Mineração e José Luiz Ribeiro, secretário do Emprego e Relações do Trabalho; Barjas Negri, prefeito de Piracicaba e Denis Eduardo Andia, prefeito de Santa Bárbara D’Oeste.

Além das empresas anfitriãs Caterpilar, Raízen e Romi, apresentaram-se nessa etapa do Circuito as empresas Sotreq, Turbinas Solar, Mitsubishi Compressor do Brasil e Sulzer Brasil. Também estiveram no evento representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, das regionais da CIESP de Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESpetro), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Agência Investe São Paulo, Coplacana, Simesp, Acipi, Recapi e Brazil U.S. Business Counci