15.10.2020

Prepare-se para receber sua máquina Romi!

Definido o equipamento ideal para sua produção e negociado todos os termos de contrato, chegou a hora de receber seu novo equipamento e colocá-lo em operação. Para que o funcionamento inicial da sua máquina seja realizado de forma adequada, algumas ações devem ser executadas no local de instalação antes do recebimento. Confira o passo a passo das principais providências iniciais e esteja preparado para receber sua nova máquina Romi.

Planta da Fundação

O primeiro passo é preparar adequadamente a fundação do local em que a máquina será instalada, isso garante a correta ancoragem e isolamento de vibrações externas, prevenindo contra possíveis torções da estrutura da máquina por deslocamento ou acomodação do solo.

Fundações inadequadas podem causar diversos problemas na operação, como a alteração na geometria da máquina, aumento no consumo de energia, redução da vida útil de componentes, folgas e desgastes prematuros, vibrações durante a usinagem e erros dimensionais, geométricos e de rugosidade em peças acabadas.

Por isso, a máquina deve ser instalada em uma fundação firme e longe de fontes de vibração, caso não seja possível, um sulco antivibração deve ser colocado ao redor da fundação para garantir sua estabilidade, o local também deve ser seco e sem luz direta do sol.

A máquina deve estar nivelada e os parafusos de ancoragem devem ser travados uniformemente. É importante ressaltar que os chumbadores não podem estar fixados no piso antes do recebimento da máquina, pois isso fará com que a transportadora não posicione sua máquina no local correto, ficando a cargo do cliente a reconstrução da ancoragem.

Instalação Elétrica

O segundo passo é adequar as instalações elétricas, considerando que a máquina deve ser alimentada por uma rede nominal trifásica balanceada, seguindo a flutuação máxima de tensão e frequência nominal indicadas no Manual de Providências Iniciais, específico para cada equipamento.

É necessário prestar atenção ao comprimento do ramal, que se superior a 30 metros, o cabo deve ser redimensionado. Outro detalhe importante diz respeito ao aterramento, que deve ter resistência menor ou igual a cinco ohms, dimensionado de acordo com a potência instalada. Se houver mais de uma máquina, elas podem usar o mesmo aterramento, desde que, as ligações usem condutores de proteção independentes.

Além de consultar a regulamentação local para preparação do aterramento, o recomendado é contratar uma empresa especializada para realizar o serviço de dimensionamento e instalação do aterramento. Instalações incorretas podem danificar o equipamento e ocasionar a perda da garantia, caso o serviço não atenda a especificação do Manual de Providências Iniciais, fornecida no momento da aquisição do equipamento.

Instalação Pneumática

A instalação pneumática é o terceiro item que deve ser preparado antecipadamente, é recomendado a utilização de filtros e secadores para garantir a qualidade do ar fornecido pela rede pneumática. Neste processo, vários fatores devem ser avaliados, como a potência do compressor, tipo de compressor, umidade do ar, condições ambientais, entre outros. Por esse motivo, a contratação de um especialista neste processo é importantíssima para o bom funcionamento do equipamento.

Abastecimento

Por último, está o abastecimento dos insumos da máquina: lubrificantes e refrigerante de corte. Esses itens precisam ser adquiridos antes da chegada da máquina, possibilitando que no momento da instalação todos os testes de operação e funcionamento finais sejam executados.

Ao seguir o Manual de Providencias Iniciais, você garante que sua máquina Romi funcione corretamente e tenha um prolongado tempo de vida útil, permitindo o retorno completo do seu investimento. A Romi oferece o serviço de Entrega Técnica, fornecendo todas as informações sobre os recursos que a máquina e ajudando a sua empresa a alcançar o melhor desempenho nos equipamentos. Além disso, nossos equipamentos contam com garantia estendida, que podem variar conforme o modelo (consulte manual), assegurando mais confiabilidade e produtividade em suas máquinas por muito mais tempo.

Máquinas Locadas – ROMI MAAS

Para as máquinas locadas, além de todos os requisitos anteriores, é necessário disponibilizar um ponto de rede com Banda de internet dedicada de no mínimo de 2Mbps para até 10 máquinas instaladas, e a cada 10 máquinas adicionais é necessário acrescentar 1Mbps adicional. Para melhores resultados, recomenda-se banda de internet empresarial maior que 10 Mbps.

O ponto de rede é necessário para monitoramento e liberação remota do equipamento e deve estar preparado e ativo no momento da instalação da máquina.

Caso tenha qualquer dúvida sobre os procedimentos descritos no Manual de Providências iniciais ou precise de auxílio de nossos técnicos para instalação do seu equipamento, entre em contato com a RAI (Romi Assistência Integral), pelo telefone (19) 3455-9333 – opção 3 ou pelo e-mail posvenda@romi.com.