Investidores

Perguntas e Respostas

Onde são negociadas as ações da ROMI?
As ações ordinárias da ROMI são negociadas na BM&FBOVESPA S.A. — Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, no segmento Novo Mercado, sob o código ROMI3.

O que são dividendos?
Dividendos representam o valor em dinheiro distribuído aos acionistas de uma companhia (sociedade anônima). O valor dos dividendos é proporcional à quantidade de ações possuída e ao lucro obtido pela empresa no exercício financeiro anterior. De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, é assegurado aos acionistas um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício desde que haja saldo positivo na conta de lucros/prejuízos acumulados.

O que é EBITDA?
EBITDA (Earnings before interest, tax, depreciation and amortization), de acordo com o Ofício Circular CVM nº 1/2005, é o lucro antes das despesas financeiras líquidas, imposto de renda e contribuição social, depreciação, amortização e resultado não operacional. O EBITDA não é uma medida de análise de desempenho operacional adotada pelas Práticas Contábeis Brasileiras, não representa o fluxo de caixa para os períodos apresentados e não deve ser considerado como substituto para o lucro líquido da ROMI, como indicador do desempenho operacional ou como substituto para o fluxo de caixa como indicador de liquidez da Companhia.

O que é Ibovespa?
Ibovespa é o índice que mede a variação da lucratividade de uma carteira hipotética das ações mais negociadas na BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo. Para mais informações clique aqui.

Como comprar ou vender ações da Romi?
Para comprar ou vender ações de emissão da ROMI, você deve procurar uma Corretora de Valores, membro da BM&FBOVESPA, que fará a intermediação da operação. As Corretoras de Valores possuem profissionais experientes em análises do mercado e do setor de atuação da Companhia, que o auxiliarão na tomada de decisão. Você encontrará no site da BM&FBOVESPA a lista completa das corretoras credenciadas.
Você também poderá negociar suas ações pela Internet, através do sistema Home Broker. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma corretora que ofereça este sistema. A lista das corretoras que oferecem o sistema Home Broker também poderá ser encontrada no site da BM&FBOVESPA.

Como e onde a ROMI divulga suas informações?
Todos os fatos relevantes, divulgação de resultados e demais comunicados ao mercado da ROMI são divulgados simultaneamente na CVM, na BM&FBOVESPA e na área de Relações com Investidores do website da Companhia (www.romi.com). Você também poderá receber tais informações via correio eletrônico. Para se cadastrar, clique aqui.
As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente no jornal Valor Econômico. As demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da ROMI. Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da BM&FBOVESPA e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

Como posso contatar a Área de Relações com Investidores da ROMI?
Indústrias Romi S.A.
Rodovia SP 304, km 141,5 – Distrito Industrial
13459 057 Santa Bárbara d’Oeste SP, Brasil
Fone: (19) 3455 9418
Fax: (19) 3455 9990
dri@romi.com

Diretor de Relações com Investidores
Fábio B. Taiar
Fone: (19) 3455 9418
Fax: (19) 3455 9990

Como posso acompanhar a cotação das ações da ROMI?
A cotação das ações da ROMI pode ser acompanhada na seção “Investidores” no website da empresa (www.romi.com) ou ainda por meio do próprio website da BM&FBOVESPA.

Qual é a Instituição Financeira Depositária das ações da ROMI?
As ações de Indústrias Romi S.A. são escriturais e a Instituição Financeira Depositária das suas ações é o Banco Bradesco S.A.
O acionista recebe, no endereço cadastrado, todas as informações que ocorrem com a sua posição acionária, tais como:
a) Extrato de Movimentação, contendo todas as movimentações ocorridas com suas ações, como por exemplo, bonificação, desdobramento, grupamento, subscrição exercida, etc.;
b) Pagamento de Dividendos e Juros sobre o Capital Próprio;
c) Informações para Imposto de Renda: extratos contendo a posição acionária do último dia do ano-base e o resumo dos dividendos e/ou Juros sobre Capital Próprio creditados e/ou recebidos ao longo do ano.
Portanto, é importante que o acionista mantenha atualizado o seu cadastro para poder receber, no endereço de sua preferência, informações de seu particular interesse.
Para os acionistas que mantém suas ações custodiadas no Bradesco, a alteração de dados cadastrais poderá ser feita por meio do modelo “CADASTRO DO INVESTIDOR”, que está à disposição na Rede de Agências Bradesco, ou por meio do site
http://www.bradescocustodia.com.br/, no link ”Formulários-Investidores”.
Para os acionistas que mantém suas ações custodiadas na CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, as alterações deverão ser processadas através das respectivas Corretoras.