Blog Romi

Saiba os benefícios de uma estratégia de manutenção preventiva

A melhor maneira de evitar que suas máquinas não deixem você na mão, prejudicando a produtividade do seu negócio e o seu ciclo de entregas, é contar com uma estratégia de manutenção preventiva que seja capaz de prevenir as falhas sazonais. Com isso, é possível criar um programa de inspeção e através da substituição de peças que apresentam algum indício de desgaste ou fadiga, garantir uma maior disponibilidade dos equipamentos e consequentemente melhor sua eficiência, ou seja, uma rotina de manutenções preventivas.

O principal objetivo de uma estratégia de manutenção preventiva é estabelecer práticas que aumentem a vida útil dos conjuntos e componentes, evitando paradas inesperadas e o principal, despesas que não foram previstas no budget anual das empresas e geram custos extras à produção e consequentemente para o cliente final.

Veja a seguir algumas razões por que uma estratégia de manutenção preventiva pode melhorar seus resultados de negócio:

Redução do downtime e maior longevidade dos ativosdownload

O objetivo de um programa estruturado de manutenção preventiva é diminuir paralisações não programadas das máquinas utilizadas na produção, geralmente causadas por problemas inesperados, que normalmente geram a necessidade de reparos de alta complexidade. Esperar por peças de reposição, instruções e outras informações, além de aguardar o desligamento da máquina para reparos, estão entre as principais causas da perda de produtividade na manutenção dos equipamentos.

Manutenções preventivas também permitem uma melhor conservação dos equipamentos, eliminando substituições precoces de itens complexos, de maior custo ou até mesmo a troca do maquinário.

Mais produtividade para a equipe de manutenção

Quando não existe um programa de manutenção preventiva, você geralmente é surpreendido por ocorrências que exigem reparos imediatos, exigindo o deslocamento de equipes que, muitas vezes, gera custos com horas extras. Uma estratégia de manutenção pode ajudá-lo a evitar esse tipo de ocorrência e manter um melhor planejamento das paradas de rotina dos seus equipamentos.

Mais qualidade e agilidade nos reparos

Planejar o trabalho com antecedência, com a programação de tarefas e a garantia de peças de reposição, é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços de manutenção e dar mais agilidade aos processos. A conta é simples, pois máquinas paradas não geram faturamento: os custos de manutenção de uma máquina quebrada podem ser até cinco vezes mais altos do que a mesma atividade feita de forma ordenada e planejada.

Além disso, uma estratégia de manutenção preventiva permite definir prioridades, tornando seu time de manutenção uma peça importante para decisões mais estratégicas, como a preparação para a compra de novas máquinas.

Saiba como dar início a uma estratégia de manutenção preventiva

Veja a seguir algumas estratégias que vão ajudar seu time a estabelecer um programa de manutenção de ativos eficiente e capaz de gerar melhores resultados operacionais:

  1. Faça uma revisão dos seus processos

Antes de começar qualquer procedimento preventivo de manutenção, faça uma avaliação e entenda quais são as suas máquinas e procedimentos existentes para esse fim. Sem conhecer suas atividades atuais, é impossível entender as lacunas e as áreas que podem receber melhorias. Aproveite essa revisão para obter um bom entendimento dos seus ativos, processos e pessoas envolvidas nas diferentes tarefas.

  1. Estabeleça procedimentos padronizados para manutenções preventivas e reativas

Muito mais do que contar com manutenções preventivas e procedimentos para dar conta de problemas que não estavam previstos, é fundamental contar com processos padronizados que possam ser aplicados a diferentes cenários. Esses procedimentos podem ser definições simples, como o tipo de ferramenta que pode ser usado para correções específicas, ou o procedimento exato para problemas em larga escala.

  1. Conte com a expertise do fabricante

O fabricante geralmente está na melhor posição para oferecer as melhores soluções em manutenção para o seu negócio. A Assistência Técnica Romi, por exemplo, possui a maior cobertura de técnicos especializados do país para realizar a manutenção adequada em seu equipamento Romi, garantindo a rapidez e a qualidade que só o fabricante pode lhe oferecer.

Contamos também com um estoque de mais de mais de 20.000 peças de reposição originais e a pronta entrega. Somente com as peças genuínas Romi você garante a qualidade e a confiabilidade de suas máquinas.

Confira em nosso site, na área de peças e serviços, outras dicas de manutenção para máquinas-ferramenta Romi. Aproveite também nossa promoção de 25% de desconto na mão de obra e em peças utilizadas nos serviços de revisão preventiva agendados até 30/11/2018 e concluídos até 31/12/2018.