18.02.2020

Lean Manufacturing: filosofia de gestão que visa eliminar desperdícios e aumentar o valor do cliente

Desenvolvido pela Toyota em 1950, o Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que tem como objetivo eliminar os desperdícios e principalmente aumentar eficiência e qualidade fabril. Conhecido também pelo termo “Produção Enxuta”, utiliza os conceitos para diminuir os tempos de ciclo e custo de materiais aumentando a competitividade do negócio de maneira significativa.

O foco principal do Lean é maximizar o valor do cliente, criando mais valor nos processos com menos recursos. O Sistema Lean não irá somente tornar sua empresa mais enxuta, mas também irá torná-la mais flexível e mais responsiva por meio da redução dos desperdícios.

Por que eliminar os desperdícios?

É muito fácil responder essa pergunta, primeiro porque eliminando de forma contínua os desperdícios gerados ao longo de todo o processo, você consegue aumentar seu nível de competitividade e, consequentemente se manter mais sustentável no mercado. E segundo, pois esta prática constante de mitigar e eliminar desperdícios irá se tornar rotineiro em seu negócio, sendo enraizado e praticado por toda empresa, sendo assim, aplicado com maior rapidez e naturalidade.

8desperdicios

Dentre os benefícios de uma empresa que utiliza a filosofia Lean podemos destacar:

Melhora na Qualidade

Boa parte das atividades em uma produção enxuta é dedicada à busca por melhorias. Na medida em que as falhas aparecem, novas técnicas de resolução de problemas são usadas para encontrar as causas e preveni-las, aumentando o nível de qualidade.

Melhora na Gestão Visual

Se feito de maneira correta, a planta é configurada para que todos possam avaliar a área com o escaneamento visual. Qualquer anormalidade se sobressai, tornando fácil a identificação de eventuais problemas.

Maior segurança no ambiente de trabalho

Uma das ferramentas mais utilizadas é o 5S, um conjunto de 5 práticas que permeia todos os níveis de hierarquia na empresa, são eles o Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Higiene e Saúde e o Senso de Autodisciplina. Tornando o ambiente melhor identificado aumentando a segurança.

Melhora no clima organizacional

O envolvimento dos colaboradores na implementação da metodologia, que é fundamental, faz com que todos os membros da empresa sintam-se donos do negócio, trabalhando juntos para melhores resultados.
Assim como a busca por processos eficientes é fundamental para garantir os bons resultados do seu negócio, contar com o maquinário certo é importante para garantir altos níveis de produtividade de precisão. A Romi é reconhecida por sua capacidade de inovação e pela avançada tecnologia empregada em seus produtos e serviços que facilitam a inserção de sua empresa no universo Lean. Conheça o portfólio de produtos da Romi.