26.06.2020

A evolução da indústria: entenda o impacto da Indústria 4.0

Industria-4

A indústria está em constante transformação, no início no século XVII, a revolução industrial surgiu com a mecanização e as máquinas a vapor. Quase 100 anos depois, passamos pela era da produção em escala, da eletricidade e da combustão, até chegarmos à automação, a internet, a robótica e aos computadores no século XX. Mas, atualmente, a indústria está passando por uma nova revolução conhecida como Indústria 4.0, ou manufatura avançada: a era da digitalização e da internet das coisas (IoT).

Na medida em que a Indústria 4.0 se faz mais presente, os computadores se conectam e se comunicam entre si para tomar decisões com o mínimo possível de envolvimento humano. Uma combinação de sistemas, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial tornam a Indústria 4.0 possível, e a fábrica inteligente uma realidade.

Como resultado, as máquinas ficam cada vez mais inteligentes, eficientes, produtivas e com menos desperdícios à medida que têm maior capacidade de interpretar informações geradas pelos sistemas e automaticamente agirem para a redução de falhas.

Tecnologias da Indústria 4.0

Os impactos da Indústria 4.0 já são visíveis em todos os setores. Muitas empresas estão se antecipando para preparar sua indústria e seus produtos para essa nova demanda do mercado. Conheça algumas dessas tecnologias e como elas podem contribuir positivamente para o seu negócio:

romi-inphographic-v2

Coleta de Dados

As máquinas conectadas coletam enormes volumes de dados que podem conter informações sobre situações de manutenção, desempenho e outras informações importantes, além de analisar esses dados para identificar padrões e insights que seriam impossíveis para um ser humano. Dessa forma, a Indústria 4.0 oferece a oportunidade para que fabricantes melhorem suas operações com rapidez e eficiência e sabendo exatamente o que precisa de mais atenção.

Robôs e Equipamentos autônomos

A robótica está cada vez mais acessível e disponível para empresas de todos os tamanhos, garantindo uma autonomia maior às máquinas.

Um exemplo é o Gantry Loader da Romi, um sistema de carga e descarga automático de peças que conta com magazine de 8 estações e avanço rápido de 60 m/min, que proporciona altos ganhos de produtividade e possibilita reduzir em até 80% o tempo de carga e descarga.

O sistema possui um braço mecânico, que coloca a peça na placa e depois do processo finalizado, retira a peça, repetindo esse processo continuamente, evitando assim a necessidade de paralisar o processo para realizar a troca da peça e a intervenção do operador na máquina.

Manufatura aditiva (impressão 3D)

Essa tecnologia se desenvolveu bastante na última década e seus avanços permitem muitas possibilidades de produção. A Linha ROMI D Hybrid, alia usinagem de alta precisão com manufatura aditiva (impressão 3D metálica), permitindo maior facilidade na fabricação de peças com perfis complexos, por meio da adição de materiais ferrosos e aços-liga especiais, tais como Inconel e Aços Inoxidáveis, gerando economia no uso de materiais de custo elevado. O processo de solidificação via laser de estado sólido, também conhecido com DED (Direct Energy Deposition) permite também adicionar estrategicamente materiais de maior resistência em áreas de maior desgaste da peça usinada, realizar reparos em moldes em áreas danificadas com maior facilidade e rapidez, além de executar operação de gravação.

Análise de dados

A coleta e a análise de dados são componentes-chave da Indústria 4.0. Como os dados estão armazenados em nuvens computacionais, equipamentos e operações podem ser otimizados por intermédio da análise de dados, como a Linha ROMI D e GL – Nova Geração  –, equipadas com CNC Fanuc. Estas máquinas da Nova Geração permitem a coleta, gestão e análise dos dados, identificando rapidamente falhas produtivas e minimizando erros de operação. O sistema também permite a conectividade com outros equipamentos, transmitindo os dados entre si e proporcionando um maior controle produtivo.

A nova geração da indústria exige adaptações também no relacionamento tradicional de produção entre fornecedores, produtores e clientes, assim como a interação entre o humano e a máquina. Essa mudança melhora a eficiência da indústria, mas pode se tornar um desafio se não for executada corretamente. Buscar as tecnologias adequadas a sua empresa, treinar os colaboradores para os novos equipamentos e estar preparado para a nova demanda do mercado são passos fundamentais para o sucesso na era da Indústria 4.0.

Com a nossa ajuda, sua empresa também pode fazer parte da Nova Geração da Indústria, fale conosco e tenha as máquinas-ferramentas mais modernas e robustas do mercado.