10.05.2019     |     Feiras e Máquinas-ferramenta

ROMI lança Linha ROMI GL – Nova Geração

_FOT5157

Apresentados durante a Expomafe, os centros de torneamento horizontal integram a nova geração de máquinas

Santa Bárbara d’Oeste, maio de 2019 – Durante a Expomafe, a Romi, líder na indústria brasileira de máquinas e equipamentos industriais, está apresentando sua nova geração de Centros de Torneamento Horizontal, a Linha ROMI GL, que oferecem alta produtividade com robustez, precisão e tecnologia.

A nova linha possui os modelos ROMI GL 250, ROMI GL 300, ROMI GL 350 e ROMI GL 450, e foi projetada para operar em ambientes de média e alta produção. Sua estrutura robusta, com barramento monobloco fundido, é ideal para usinagens que exijam potência e torque elevado, garantindo alto desempenho e mais precisão. Contando com o sistema de compensação térmica, é possível obter resultados dimensionais estáveis mesmo com oscilações de temperatura em longos períodos de trabalho. Os modelos oferecem velocidade de avanço de 30m/min nos eixos X e Z.

Para o Diretor-Presidente da Romi, Luiz Cassiano Rando Rosolen, a nova geração retrata a posição da empresa quanto à tecnologia. “Buscamos nos antecipar para a necessidade do mercado, desenvolvendo máquinas que tragam ganhos significativos ao cliente, aumentando produtividade, precisão nos processos e alta tecnologia, requisitos indispensáveis para a nova geração da indústria”.

Outro diferencial é o cabeçote principal com motor tipo built-in, um sistema compacto quando comparado aos convencionais. É constituído de um motor incorporado ao cartucho do eixo-árvore, no qual o rotor está acoplado ao eixo-árvore e o estator apresenta-se fixado na própria carcaça, eliminando desta forma polia e correia, o que garante excelente nível de potência, alto torque em baixas rotações, estabilidade, baixa inércia além de muitas outras vantagens.

A nova geração da Linha ROMI GL está disponível maq_romi_gl_250tem quatro diferentes versões: Versão T que é equipada com torre porta-ferramentas de 12 posições para ferramentas fixas e cabeçote móvel servoacionado. A Versão M é equipada com torre porta-ferramentas de 12 posições para ferramentas acionadas e cabeçote móvel servoacionado. Já a Versão Y é equipada com torre porta-ferramentas de 12 posições para ferramentas acionadas e eixo Y com curso de até 150mm (+ ou – 75mm), possibilitando operações de fresamento, furação e rosqueamento fora da linha de centro, numa única fixação. A Versão S é equipada com torre porta-ferramentas de 12 posições para ferramentas acionadas e eixo Y, e ainda possui o cabeçote direito com motor do tipo built-in, possibilitando a usinagem dos dois lados da peça.

As máquinas dispõem do CNC Fanuc, que oferece ao usuário facilidade de programação. Nas versões S, contam com o CNC Fanuc 32i-B i-HMI com monitor touchscreen LED colorido de 19’’. As versões T, M e Y contam com o CNC Fanuc 0i-TF i-HMI com monitor touchscreen LED colorido de 15’’. O operador tem a disposição áreas para planejamento, usinagem, melhorias e utilitários em sua tela principal e permitindo o acesso às funções com apenas dois cliques, além de interface Ethernet, drive para cartão Compact Flash e porta USB.

Os modelos podem ser equipados com opcionais diversos, tais como porta automática, transportador de cavacos, exaustor de névoa, pistola de lavagem (Wash Gun), aparador de peças, sistemas de carga e descarga automática de peças, entre outros, adequando perfeitamente os Centros de Torneamento Horizontal da Linha ROMI GL às mais diversas necessidades de usinagem, tornando os modelos ainda mais versáteis.

“A nova geração da linha de Centros de Torneamento Horizontal traz como proposta a renovação da consagrada Linha GL, que já atende com excelência o mercado e que agora conta também com uma interface mais amigável e de fácil operação. Na nova geração, foram obtidos ótimos níveis de precisão e agrega mais tecnologia que irá resultar em mais produtividade e retorno ao cliente.”, afirma Douglas Pedro de Alcântara, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Romi.

Para saber mais sobre o que a Romi vai apresentar nessa edição da Expomafe, acesse o site www.romi.com ou fique por dentro seguindo a Romi no Facebook, LinkedIn, Instagram ou Twitter.