Responsabilidade Social

Apoios e Patrocínios 2021

Conheça os investimentos sociais feitos à comunidade durante o ano de 2021.

Agir para a transformação da comunidade ao nosso redor é parte da história da ROMI desde os tempos do nosso fundador, o Comendador Américo Emílio Romi, que em 1957 instituiu a Fundação ROMI, para dar assistência a todos os funcionários e seus dependentes.

Mantendo esta tradição, reforçamos nosso papel social mantendo nossos apoios existentes e colaborando com novos projetos durante o ano de 2021, com ações voltadas à educação, cultura e a saúde da comunidade.

Comprometidos com o combate e prevenção a propagação do COVID-19, durante o ano de 2021 participamos de ações na área da saúde, em conjunto com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e a Secretária Municipal de Saúde de Santa Bárbara, com doações de descartáveis de uso único (máscaras, aventais e luvas de látex) para a Santa Casa de Santa Bárbara e com a doação de televisores, mesas, macas e divãs para o Hospital de Campanha montado exclusivamente para atendimento aos infectados pelo COVID-19.

Neste ano, também participamos da Campanha Municipal “Alimento do Bem” da Secretaria de Segurança e Trânsito. A ação foi realizada em conjunto com nossos colaboradores: a cada 1 litro de leite doado pelos funcionários, outro litro foi doado pela empresa, totalizando 2.568 litros de leite doados.

Em parceria com a Rede Feminina de Câncer, colaboramos novamente com a campanha “McDia Feliz” com a aquisição de mais de 150 vales-lanche, sorteados para os funcionários e seus dependentes, que puderam aproveitar junto com seus familiares esta ação.

Contamos também com apoios culturais e esportivos, conheça um pouco mais sobre os projetos e suas atuações:

Projetos Jovens Músicos – Atendendo aproximadamente 330 crianças e jovens, o projeto promove a educação através do ensino gratuito de instrumentos de orquestra, canto coral e iniciação musical. Seu principal público-alvo são crianças e jovens, de 6 a 30 anos de idade, em situação de vulnerabilidade ou risco social, promovendo o acesso à cultura e educação de qualidade através da música como ferramenta de tecnologia de transformação social.

Preservação do acervo de desenhos técnicos do CEDOC (Fundação Romi) – Em execução desde junho de 2021, a proposta do projeto é preservar e difundir o acesso aos documentos históricos do Romi-Isetta, pertencentes ao acervo da instituição que corroboram para a identidade e memória de Santa Bárbara d’Oeste como cidade pioneira na fabricação do primeiro carro de passeio nacional.

Ninho Musical (Fundação Romi) – O projeto é destinado a jovens e adultos a partir de 12 anos que queiram se tornar músicos ou instrumentistas, desde iniciantes ou aos que já tem vivência na área. Existente desde 2010, o projeto já beneficiou mais de 1.000 pessoas.

Orquestra Filarmônica de Rio Claro – A Orquestra Filarmônica de Rio Claro surgiu, em 1995, como forma de colocação em prática de um projeto de orquestra que viesse a valorizar o estudante de música e a troca de experiências com o maior número possível de professores e maestros do cenário nacional e internacional.

Teatro nas Escolas 7ª edição – O projeto promove apresentações gratuitas de teatro infantil, com diversas companhias, voltadas para alunos de 6 a 11 anos, além de professores e funcionários de escolas públicas de ensino fundamental, realizadas no próprio espaço escolar ou em espaços culturais. Ao longo de 2021, o objetivo era executar 72 dias de apresentações com sessões duplas (totalizando 144 sessões), com um público total estimado em 30 mil pessoas.

Projeto Kimono de Ouro – Neste ano, apoiamos os projetos Kimono de Ouro X, Kimono de Ouro XI e Kimono de Ouro Internacional IV, promovidos pela Associação Marcos Mercadante de Judô, que atua na formação esportiva e social de mais de 200 atletas.

Mensalmente, fazemos a contribuição para diversas entidades locais, como a APAE de Santa Bárbara d’Oeste (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação de Beneficência e Educação – Casa da Criança, Asilo São Vicente de Paula, Rede Feminina de Combate ao Câncer, SOS Creche e a Creche João Paulo II.

Também somos a mantenedora da Fundação ROMI, que tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, dividida em três frentes: o Núcleo de Educação Integrada – NEI, Centro de Documentação Histórica – CEDOC e Estação Cultural.

Além dos patrocínios em projetos e doações espontâneas, a Romi também contribui para o FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Bárbara d’Oeste e para o FMI – Fundo Municipal do Idoso de Santa Bárbara d´Oeste.