Mensagem do Presidente

A ROMI sempre norteou sua atuação pelos seus princípios e valores, entre eles, o respeito às pessoas, ao meio ambiente e às leis, a responsabilidade social, a integridade, a transparência e a inovação constante. Para demonstrar ao público em geral as suas principais práticas socioambientais e de governança corporativa, muitas delas que já vinham sendo realizadas há muito tempo, a ROMI lançou o Portal ESG em 2022, com linguagem moderna, resgatando e trazendo a público tais práticas.

Agora, estamos divulgando este Relatório ESG, a fim de apresentar de forma mais ampla as práticas ambientais, sociais e de governança da ROMI. O documento foi elaborado por equipe multidisciplinar, mediante processo de pesquisa, análise e descrição de práticas existentes, além de contar com novas práticas em desenvolvimento.

Como demonstrado ao longo deste relatório, a postura ESG integra o DNA da ROMI, impactando positivamente o negócio de seus clientes, contribuindo, assim, na construção de um mundo mais eficiente e sustentável.

Ficamos felizes em apresentar ao público as práticas ESG da ROMI e reforçamos, por meio deste Relatório, nosso comprometimento com as pessoas, com o meio ambiente e com a governança da companhia. Teremos mais para contar no próximo!

Luiz Cassiano Rando Rosolen
Diretor-Presidente

Imagem

Apresentação

A ROMI iniciou suas atividades em 1930 com uma oficina de reparo de automóveis fundada por Américo Emílio Romi, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), Brasil.

Hoje, a ROMI é uma empresa de renome internacional, cujos produtos e serviços são consumidos no mercado nacional e exportados para todos os continentes.

Atualmente, a ROMI é fornecedora dos mais variados setores da indústria, como aeronáutica, defesa, fabricantes e fornecedoras da cadeia automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas, além de máquinas e equipamentos industriais, com qualidade, tecnologia e confiabilidade.

Imagem
Imagem

Presença Global

A ROMI conta com 13 unidades fabris (11 no Brasil e duas na Alemanha), que ocupam mais de 170 mil m² de área construída. Desse total, cinco unidades são dedicadas à montagem final de máquinas industriais, duas para fundição, três para usinagem de componentes mecânicos, duas para fabricação de componentes de chapas de aço e uma planta para montagem de painéis eletrônicos. A capacidade instalada de produção de máquinas industriais é de aproximadamente 2,9 mil máquinas/ano. Já para fundidos, é de 50 mil/ton ano.

No mercado interno, a comercialização dos produtos ROMI é realizada por equipe própria de vendas, em filiais e escritórios sediados nas principais capitais e polos industriais do País.

Exportando desde 1944, a ROMI possui uma rede de distribuidores sediados em todos os continentes, além de subsidiárias de comercialização e serviços nos Estados Unidos, na Itália, na Alemanha, na Inglaterra, na Espanha, na França e no México.

Imagem
Imagem

ESG na ROMI

Em decorrência de sua atuação mundial, a ROMI se mantém atenta às melhores práticas do mercado, alinhando-se às empresas que possuem alto nível de governança e com foco em uma atuação sustentável e socialmente comprometida.

E é com base nessa atuação responsável que a ROMI passa a integrar o seleto grupo de empresas aliadas às melhores práticas ESG, sigla em inglês que significa “Environmental, Social and Governance”, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança da Companhia.

Conheça mais da história da ROMI, acessando nosso site, pelo link www.romi.com/institucional.

Imagem

Propósito

A ROMI desenvolve os seus negócios observando os seguintes elementos orientadores, que devem servir de inspiração a todos os seus administradores e colaboradores:

Visão: Ser reconhecida como referência empresarial no setor de soluções para a indústria de manufatura, pela qualidade e excelência dos nossos produtos, serviços, corpo de colaboradores e administração.

Missão: Gerar valor, de maneira sustentável, para os nossos acionistas, clientes, colaboradores e parceiros de negócio, tendo por base a prática de um conjunto de princípios e valores que norteiam todas as nossas ações.

Princípios e Valores: Respeito às pessoas e ao meio ambiente; Responsabilidade social; Respeito às leis e normas em vigor; Respeito aos contratos de que sejamos parte; Integridade; Honestidade; Transparência; Satisfação do cliente; Qualidade em tudo que fazemos; Melhoria contínua; Inovação constante; Dedicação ao trabalho; Crescimento profissional; Disciplina; e Planejamento, organização e implementação responsável.

Imagem

Análise de Materialidade

A análise de materialidade é uma avaliação crítica dos aspectos ESG mais relevantes para a ROMI, identificando as questões que possuem mais impacto na sustentabilidade de nossa organização e de nossos stakeholders. O processo de análise de materialidade foi executado conforme etapas descritas abaixo:

Identificação de stakeholders: realizamos um mapeamento das partes interessadas relevantes, incluindo nossos colaboradores, investidores, clientes, fornecedores, órgãos reguladores e as comunidades locais em que nossas operações estão inseridas.

Análise de riscos e oportunidades e avaliação de relevância: um mapeamento inicial foi realizado com os principais stakeholders, identificando os riscos e oportunidades relacionadas aos aspectos ESG, que posteriormente foram avaliados por nosso Comitê de Auditoria e Riscos, bem como pelo Conselho de Administração. Foram elencados os aspectos ao lado como materiais para a ROMI.

Os aspectos materiais elencados pela ROMI foram avaliados quanto ao alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmando sua relevância para o desenvolvimento sustentável.

Cada aspecto material possui indicadores monitorados constantemente pela ROMI, para que os nossos objetivos possam ser atendidos, conforme apresentado ao longo deste relatório.

Imagem

Fotos: Arquivo Interno ROMI e Freepik