19.10.2016     |     Feiras, Máquinas para Plásticos e Máquinas-ferramenta

Romi leva tecnologia e inovação para a Olimpíada do Conhecimento 2016

Pela 1ª vez, a Companhia demonstra os novos conceitos da “Indústria 4.0” na maior competição de educação profissional das Américas: a Olimpíada do Conhecimento 2016, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento, a inovação e a capacitação profissional.

olimpiada

Santa Bárbara d’Oeste, outubro de 2016 – A Romi, líder na indústria brasileira de máquinas e equipamentos industriais, com 86 anos de história e quase 160 mil máquinas instaladas por todo o mundo, está patrocinando a Olimpíada do Conhecimento 2016, evento realizado pelo SENAI, principal instituição de ensino profissionalizante no Brasil, da qual participarão cerca de 500 jovens, competindo em sete áreas tecnológicas, com provas por equipe, avaliações individuais e criação de projetos inovadores. Neste ano, o evento acontecerá em Brasília-DF, de 10 a 13 de novembro.

Além das competições, o evento contará também com o Festival SESI de Robótica, a Escola SESI SENAI do Futuro, a Exposição Artes do Ofício e a Mostra SESI de Ciências e Engenharia. A Romi marcará sua participação no evento com equipamentos instalados em três áreas:

• Estande da manufatura avançada, a “Indústria 4.0”, com um centro de usinagem vertical ROMI D 800, operando no conceito da Indústria 4.0 que representa a interação autônoma e inteligente entre os sistemas de fabricação. A combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet, permite que linhas de fabricação e produtos troquem informações entre si ao longo do processo, ao mesmo tempo que diferentes unidades fabris tomam decisões sobre a produção, compras e estoques, sem a interferência humana.

• Estande próprio, onde apresentará as máquinas: um centro de usinagem vertical 5 eixos ROMI DCM 620-5X, um centro de torneamento ROMI GL 280M e uma injetora para termoplásticos ROMI EL 75, com demonstrações especialmente preparadas para apresentar as potencialidades dos equipamentos.

• Patrocinador da competição especial, “A avaliação prática do estudante”, cujo objetivo é avaliar a qualidade da educação em oito cursos ministrados pelo SENAI. Participarão desta avaliação prática 180 estudantes em fase de conclusão de curso.  A Romi equipará a área da competição com 1 centro de usinagem vertical ROMI D 800, 1 centro de torneamento ROMI GL 240M e 5 tornos universais ROMI T240 x 1000.

A parceria da Romi com o SENAI teve início em 1957. Ao longo dessas décadas a Romi foi responsável por equipar a maioria das escolas com suas máquinas assim como por participar da formação dos professores e instrutores em todo o país. Desde que foi criado, em 1942, o SENAI formou quase 65 milhões de trabalhadores. Os cursos do SENAI preparam trabalhadores para 28 áreas industriais, entre elas, a de fabricação mecânica e processamento de plásticos, que utilizam as máquinas-ferramenta, injetoras e sopradoras Romi.