11.03.2016     |     Empresa

Romi inaugura espaço nas dependências do novo laboratório do Centro de Competência da Manufatura do ITA

Em evento realizado no dia 9 de março, Companhia reconheceu o valor das parcerias entre empresas e instituições de ensino.

Santa Bárbara d’Oeste – A Romi, líder na indústria brasileira de máquinas e equipamentos industriais, com 85 anos de história e mais de 150 mil máquinas instaladas por todo o mundo, inaugurou um novo espaço de tecnologia em usinagem complexa, dentro do Centro de Competência em Manufatura – CCM no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, em São José dos Campos-SP, com a presença de mais de 100 pessoas.

Iniciada em 2007, a cooperação entre a ROMI e o ITA, tem promovido intercâmbio científico e tecnológico entre as partes. No novo espaço, serão aplicadas novas tecnologias embarcadas, promovendo a integração entre homem, máquina e produto visando aumentar a produtividade, garantindo as dimensões da peça usinada e a segurança do operador.

O espaço será utilizado para realizar testes para aprimorar o equipamento e contribuir para a FOT_3123_1formação de experts em usinagem de alta complexidade. Lá estão instaladas três máquinas Romi: um Centro de Usinagem de 5 eixos, um Centro de Usinagem de 3 eixos e um Centro de Torneamento.

Segundo o Reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, as máquinas Romi contribuirão para a realização das atividades do Centro de Competência em Manufatura, por serem equipamentos atualizados e com grande potencial para impulsionar o desenvolvimento da indústria nacional.

Para Luiz Cassiano Rosolen, Diretor-Presidente da Romi: “o Brasil está passando, e deve passar com mais intensidade nos próximos anos, por um processo de aumento de produtividade, atualizando os conceitos de manufatura, especialmente agregando inteligência aos processos fabris e à integração dos equipamentos. Nesse contexto, essa cooperação com o ITA é mais uma forma que estamos buscando para apoiar nossos clientes durante esta fase de mudança, e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do nosso país.”